Desenvolvimento dirigido por testes

O conceito de Test-Driven Development (TDD), vem crescendo muito com a adoção da metodologia XP "Extreme Programming", mas pode ser usado em separado, dentro de qualquer outra metodologia de desenvolvimento de software. A grande vantagem de TDD é produzir código confiável em menos tempo, e com menos falhas. Entre outras coisas, essa técnica permite que você, após fazer uma determinada mudança (grande ou pequena) no seu sistema, possa testá-lo e ter certeza de que tudo ainda funciona.

O processo de TDD é simples:

  1. Antes de começar a codificar uma determinada função, pense em testes que você poderia fazer pra ter certeza que ela funciona;
  2. Declare a sua função, mas apenas o "envelope", não entre nenhum código propriamente dito;
  3. Crie os testes pra essa função: eles irão falhar, afinal, sua função ainda não faz nada;
  4. Escreva o código da função, e rode os testes; ajuste o código até que todos os testes passem;
  5. Repita o passo 1 para a próxima função.
Uma vantagem dessa metodologia é que ela é extremamente pragmática, e faz que você programe guiado por intenção, ou seja, primeiro você pensa qual o objetivo que você quer alcançar pra só então começar a escrever o código que alcance esses objetivos. Uma outra conseqüência interessante é que esse método reduz a possibilidade de que você sobrecarregue o código, ou seja, escreva código desnecessário: se você pensou em todos testes possíveis, e seu código passa em todos eles, é porque você terminou o seu trabalho.

0 Comments:

Post a Comment




 

Copyright 2006| Blogger Templates by GeckoandFly modified and converted to Blogger Beta by Blogcrowds.
No part of the content or the blog may be reproduced without prior written permission.