Ter consciência!

Quase que certo é o fato de eu receber criticas sobre este post, mas tenho certeza também que estou no meu direito ao escrever sobre isso.

Me preocupa o rumo que estamos escolhendo para acabar com o racismo e qualquer outro tipo de preconceito em nosso pais.

Preconceito esta associado a julgar antecipadamente algo ou alguém, justamente por conta de suas diferenças; seja esta social, racial, sexual, religiosa ou tantas outras quanto possamos enumerar.

A base para acabar com o preconceito é a igualdade, lógico que isso é utópico, mas falo de igualdade em direitos e deveres, de tratamento digno para qualquer ser humano, de liberdade, segurança etc.

Certo de que o principio é a igualdade, criar regras e ações que favorecem a uma classe qualquer - incita ainda mais o preconceito, já que estamos desde então fazendo uma classificação.

O ser humano não deve ser classificado - nossas diferenças são motivo de orgulho, mas seja ela qual for - sou a favor de um dia de consciência - não negra apenas, mas de todas as cores, credos e orientações. Um dia da consciência humana.


O dia 20 de novembro é o dia da Consciência Negra. A data foi escolhida pelo Movimento Negro em contraposição ao 13 de maio (dia da suposta abolição da escravatura) e é uma homenagem a Zumbi dos Palmares, que faleceu neste dia há 308 anos. Zumbi foi o líder do Quilombo dos Palmares - que é considerado o maior foco de resistência negra à escravidão no Brasil. Mais de três séculos após a sua morte, constata-se que o racismo não deixou de existir, ou de se manifestar cruelmente. Na verdade, a opressão de cor somente modernizou-se, assim como a sociedade da opressão modernizou suas formas de dominação durante os anos.

As diversas organizações ligadas à questão racial têm esta data como um ponto de convergência para manifestações e reflexões sobre suas formas de luta e atuação por uma sociedade que saiba respeitar, contemplar e congregar as diferenças. Podem ser tomadas como exemplo a adoção - em meio a muitas discussões ainda em vigência - das Ações Afirmativas - cotas para negros, que já estão em vigor em universidades como a UERJ, UnB, UFAL e UNEB e a lei que obriga o ensino da história africana e afrobrasileira nas escolas, por exemplo.

Manifestações, atos e passeatas estão sendo organizados em todas regiões do país. As cidades de Piracicaba, Campinas, Limeira, Hortolândia, Ribeirão Pires, Santa Bárbara D'Oeste (SP), União dos Palmares (AL), Cuiabá (MT), Pelotas, Porto Alegre (RS) e Macapá (AP) e o estado do Rio de Janeiro instituíram o dia da Consciência Negra como feriado.

0 Comments:

Post a Comment




 

Copyright 2006| Blogger Templates by GeckoandFly modified and converted to Blogger Beta by Blogcrowds.
No part of the content or the blog may be reproduced without prior written permission.